TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO INICIA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO, SEI

Cronograma de implementação e treinamento foi apresentado em reunião realizada na última quinta-feira, 24.

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) se reuniram na última quinta-feira (24), no Salão Nobre do Palácio da Justiça, para a apresentação do cronograma de implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) – Versão 3.0. O evento também contou com a presença de todos os Secretários do TJES. O SEI é um software de gestão de processos administrativos, que permite a tramitação virtual de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento. Dessa forma, o projeto elimina a limitação física do papel, gerando eficiência, economia de dinheiro público e transparência administrativa.

Nessa etapa, serão indicados servidores para a formação do grupo técnico, que atuará como multiplicador do Sistema no Poder Judiciário Estadual. Os nomes serão entregues até a próxima segunda-feira (28/08), pelos Secretários do TJES. Esses multiplicadores participarão de uma capacitação de 31/08 a 15/09 na Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes).

Já os outros usuários, das unidades administrativas do TJES, poderão se inscrever até 22/09 para o curso online sobre o SEI promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que acontecerá de 26/09 a 16/10. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.enap.gov.br. As vagas são limitadas.

Durante o período de capacitação dos servidores, também haverá a liberação do ambiente do sistema, a migração de dados, os testes e a preparação do ambiente de produção. A expectativa é que o SEI comece a funcionar efetivamente no início de novembro.

O SEI foi cedido gratuitamente ao TJES, por meio de um Termo de Cooperação Técnica assinado, em 2011, pelo então Presidente do Tribunal de Justiça Desembargador Manuel Alves Rabelo. Em 2013, o Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, Presidente do TJES nesse período, publicou a Resolução nº 70/2013, que normatizou a implementação do Sistema. No último dia 04 de agosto, o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Annibal de Rezende Lima, e o Presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, assinaram um Termo de Adesão para que o TJES integre a Rede Colaborativa do SEI, se comprometendo a encaminhar exclusivamente ao Comitê Técnico as demandas técnicas e de negócios, sugestões de melhoria e aperfeiçoamento. Isso permitiu ao TJES ter acesso à versão 3.0, a mais atual.

Saiba mais

O SEI é um sistema de gestão documental criado e desenvolvido por servidores da Justiça Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido ao Conselho dos Tribunais, sem custos, para transmissão da cessão a outros Tribunais de Justiça. A plataforma, que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades, permite transferir toda a gestão de processos administrativos para o meio eletrônico. Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é realizada virtualmente.

Vitória, 28 de agosto de 2017

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Maira Ferreira (com informações do TRF4) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br