Entenda como a guerra entre Ucrânia e Rússia pode afetar o Brasil economicamente

Aumento do preços de petróleo e gás

Hoje, o preço do petróleo ultrapassou US$ 100 pela primeira vez em mais de sete anos. Isso porque a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo, e o conflito militar afetou o mercado do produto. Além disso, as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia também podem pressionar direta ou indiretamente os preços da energia. Outro problema é que, se a guerra paralisar o comércio de combustíveis UE-Rússia, os europeus terão que procurar energia em outros lugares e, a menos que a Arábia Saudita traia a Rússia, os mercados mundiais ficarão mais apertados e mais caros. Grandes produtores fazem cartel e aumentam a produção de seus produtos na tarde de quarta-feira, quando o presidente dos EUA, Joe Biden, também anunciou sanções à Nord Stream 2 AG, empresa responsável pelo gasoduto de gás natural, e seus diretores.

Preço dos alimentos pode subir

A Ucrânia vende 17% do milho do mundo (peso relativo), embora fique atrás dos EUA, Brasil e Argentina. A Ucrânia e a Rússia exportam 30% do trigo que o resto do mundo compra. No entanto, na sexta-feira, a mídia especializada em grãos se concentrou mais nas culturas de soja e milho no Brasil e na Argentina, afetadas pelo clima severo. A principal preocupação relacionada ao conflito é a alta do preço do trigo, aliás.

Preço de ações e alta do dólar 

Títulos mais arriscados, como ações, são afetados sempre que ocorre uma grave crise política. Os mercados de ações globais e até os títulos do Tesouro dos EUA caíram após o anúncio da invasão, enquanto os preços do dólar, do ouro e do petróleo subiram após o ataque militar russo à Ucrânia. A busca dos investidores por segurança global impulsionou o dólar, que subiu mais de 0,5 por cento em relação a uma cesta de moedas de seus principais parceiros comerciais. O euro caiu 0,8%. Mesmo depois que as negociações foram suspensas, o rublo da moeda russa caiu quase 8%, para uma baixa histórica. O banco central da Rússia anunciou intervenção no mercado para conter o declínio. A medida também poluiu o mercado de criptomoedas, enviando bitcoins abaixo de US$ 35.000 pela primeira vez em um mês.

Energia e dólar pressionam a inflação

Mesmo que o dólar tenha fechado a 5.003 reais no Brasil nesta quarta-feira (23), o menor preço do dólar desde 30 de junho de 2021, as altas contínuas de petróleo e alimentos compensam possíveis alívios e impedem concessões de inflação já alta no Brasil. Além disso, os economistas avaliaram que a tendência real para o final do ano é uma desvalorização do real (ou seja, uma alta do dólar), enquanto os preços das commodities tendem a permanecer elevados. Como resultado, as previsões de inflação para 2022 continuarão a se deteriorar mesmo antes que a guerra tenha impacto sobre o dólar. A guerra na Ucrânia pelo menos afetou os preços do petróleo, gás, grãos e óleo de cozinha, e também encareceu os alimentos no Brasil. Como o dólar está muito caro até dezembro e a escassez global de insumos continua, os preços para a indústria brasileira também serão afetados por uma nova valorização do dólar.

Crescimento freado 

Dependendo da escala da guerra, o impacto na confiança econômica pode ser significativo e durar pelo menos alguns meses, reduzindo as perspectivas de crescimento econômico. Empreendedores e investidores assustados muitas vezes atrasam novos projetos ou expansões, o que significa menos trabalho.

RESUMO

fonte: contabeis.com.br