Como intermediários na relação estabelecida entre contribuintes e municípios, estados, Distrito Federal e União, a atuação dos profissionais jurídicos e contábeis está inter-relacionada no trato da arrecadação e fiscalização tributária. Diante de todas as complexidades, o direito tributário e a contabilidade tributária andam de mãos dadas na hora de recuperar o crédito. São saberes diferentes, mas muito próximos e inter-relacionados. Assim, aliar a visão, o conhecimento e a prática concreta de ambas as profissões tende a enriquecer os serviços oferecidos aos empresários que buscam orientação profissional para solucionar seus problemas tributários. Como o processo de restituição de crédito tributário é um assunto que muitas vezes os empreendedores não entendem e não conseguem dominar devido à sua complexidade, manter-se sempre atualizado e demonstrar conhecimento aprofundado.
No mundo atual em que vivemos, onde empresas e profissionais de todos os tipos buscam constantemente reduzir custos, investir com precisão e aumentar a rentabilidade, ajudar a recuperar o crédito tributário de um cliente pode ser um diferencial em sua carreira. Ao desenvolver competências técnicas de recuperação de créditos fiscais legalmente garantidas, tem potencial para otimizar as questões financeiras de quem o contrata, ao mesmo tempo que ganha confiança e experiência profissional.
Processo deve ser feito por especialistas habilitados
Para que todo o procedimento seja realizado corretamente, ele deve ser realizado por profissionais especializados em questões tributárias, pois o método é bastante minucioso. É importante estar atento a toda a legislação que assegura esse direito para que você possa entender todos os aspectos envolvidos e agir de forma decisiva na recuperação de pagamentos cobrados e pagos indevidamente. Também pode ser visto como uma prática que ajuda a melhorar sua imagem profissional, muitas vezes permitindo que você ganhe uma quantia decente de dinheiro prestando um serviço completo e de qualidade aos seus clientes. Portanto, o trabalho do profissional responsável pela solicitação deve levar em consideração alguns fatores básicos: a presença ou ausência de tributos pagos indevidamente e a quantificação do valor pela análise.
Nesse contexto, torna-se necessário também oferecer uma assessoria em todo o processo de compensação dos valores, de modo que o cliente se sinta seguro com os seus serviços prestados.
fonte: contabeis.com.br