3 inovações tecnológicas da ferramenta PIX

O Pix faz sucesso desde seu lançamento em novembro de 2020 e, até o final de 2021, a ferramenta era utilizada por 71% dos brasileiros. Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o índice de aprovação chegou a 85%. O que nem todos sabem é que o mecanismo pode ter outras funcionalidades além de ser um recurso financeiro para pagamentos eletrônicos instantâneos e gratuitos e vai apostar na inovação em 2022. Nesse caso, Marcelo Bentivoglio, sócio da empresa de tecnologia QI Tech, usou o Pix para isolar quatro inovações tecnológicas que devem impulsionar os mercados financeiros em 2022.

Validação de identidade via Pix

Além da função básica do PIX, que é transferir dinheiro instantaneamente entre pessoas, ele também pode ser usado para verificação de identidade. Precisamos confirmar nossa identidade em vários momentos na Internet, ao se registrar, fazer login na plataforma ou assinar documentos. O Pix pode ser um “gateway” de autenticação nessas jornadas, semelhante à opção “Cadastre-se com o Facebook”, onde as pessoas poderão se inscrever usando o Pix.

Cartão de crédito sem cartão é o novo limite de crédito com Pix

O cartão de crédito é um produto utilizado por milhões de pessoas todos os dias no Brasil. A tecnologia do limite de crédito para o consumidor é muito parecida com a tecnologia do cartão de crédito. Portanto, as empresas estão criando experiências idênticas às experiências com cartão de crédito, porém sem o cartão.

Funciona assim: você baixa um aplicativo e ganha uma linha de crédito instantânea para usar em qualquer instituição que aceite o Pix. Na hora da compra, o app faz um Pix para os lojistas que recebem o dinheiro imediatamente. No aplicativo, você acompanha as restrições de uso e a data do próximo vencimento da fatura. Você pode fazer quantas compras quiser dentro do seu crédito disponível e, em todas as transações, os vendedores recebem recibos instantâneos via Pix. Não ter cartão de crédito no processo significa uma economia enorme, pois elimina muitos intermediários, principalmente através das famosas “maquininhas”.

” pix como ferramenta de cobrança

As facilidades e aplicabilidades do pix  são inúmeras e utilizar essa tecnologia para a gestão de cobrança é uma tendência para esse ano. O pix permite e desbloquear experiências instantaneamente, por exemplo, se um cliente está esperando a liberação do seu limite para a realização de uma nova compra, o pagamento via pix permite que o limite seja liberado no mesmo segundo. Além disso, podemos utilizar a tecnologia de QR Code para gerar pix dinâmicos, com valores dinâmicos. Isso também permite a customização no processo de cobrança.

fonte: contabeis.com.br